terça-feira, 26 de março de 2013

Testemunhos - III

Quando surgiu a ideia de colocar no meu Blog alguns testemunhos das mulheres que foram outrora as minhas pitas, disse-lhes que o texto seria anónimo, que não mencionaria o nome delas. E não mencionarei... Mas para quê?? A sua identidade está em cada linha...
Este testemunho chega de outro país... de longe... de alguém que teve que nos deixar forçadamente, embora tivesse sido a sua escolha. De longe enviava textos para serem lidos no balneário... Mensagens carregadas de sentimentos de força e saudade... Dos seres humanos mais genuínos que alguma vez conheci...


"Depois de ler o testemunho da nossa eterna capitã, fica muito pouco por dizer, o sentimento é tão mutuo.
Recuando pouco mais de 3 anos, lembro-me perfeitamente de quando soube que o meu futuro me iria trazer para uma nova aventura, para longe de tudo que estava habituada. Apesar de já esperar por esse momento, e saber que seria o melhor para mim, fiquei aterrorizada pelo que estava a sentir e pelo que estava para vir.
Era o meu primeiro ano de sénior, e estava totalmente eufórica por percorrer todos os escalões, sempre tinha sonhado com isso, apesar de ter feito parte da equipa anteriormente, quem não sonhava ser uma das 'sobreviventes' neste caminho? Pois, eu sonhava, ainda hoje o digo e quando falo de basquetebol, as lágrimas ficam no canto do olho, tímidas com medo, porque sei que qualquer pessoa que eu conte, que não tenha feito parte deste caminho, não irá entender na totalidade as minhas palavras.
Mas vocês, a minha eterna equipa, todas que fizeram parte, entendem...
Entendem o que é sentir orgulho em ter crescido num ambiente tão lindo como o nosso. Entendem o que sinto quando se grita 'Pela cidade berço', esperando ouvir uma equipa inteira completar. Entendem o que é ficar sem força dentro de campo porque o jogo não está a correr como deveria e de repente uma voz dizer para levantarmos a cabeça que tudo vai correr bem, que sabemos como fazer aquela 'porra', para lutarmos e nunca desistirmos. Entendem o que é ouvir uma voz dizer-nos que  em condições normais seremos campeãs  e que em condições anormais também seremos campeãs. Entendem o que é ter sempre alguém
que acredita em nós, sempre!
E sinto muito por quem não conheceu ainda esta enorme voz, que continua a sondar a minha cabeça em todos os momentos da minha vida, com as mesmas palavras de força, agora em circunstancias diferentes, porque foi isto que nos ensinou, a lutar e nunca desistir em alguma circunstancia da nossa vida.
Lembro-me de uma frase 'posso não estar a criar jogadoras de uma vida, mas com certeza estou a criar pessoas para a vida'!
E sem dúvida que era isto que distinguia a 'minha treinadora' de todas as outras, ela não se preocupou nunca em apenas nos criar como jogadoras, ela sempre quis criar 'bons seres humanos', sempre nos quis transmitir tudo que sabia para nos preparar para a vida, para tudo que vinha, e a verdade, é que uso tudo isso todos os dias, porque faz parte de quem sou e não sei como seria se assim não fosse.
Quando falo em mulheres da minha vida, não me fico pela minha mãe, porque claramente em toda a minha vida, eu tive uma mãe em casa à espera no fim dos treinos, e outra a qual chamava e sempre chamarei de coach.
Já não é a primeira vez que o digo, a eterna capitã e a quem tenho o orgulho de chamar melhor amiga, e a minha treinadora, são grandes responsáveis em tudo que faço e como faço. Não esquecendo o nome de cada uma que fez parte, porque trago em mim um pouco de cada uma de vocês e serão eternamente a minha equipa e só vocês faziam a magia no basket, sim quando digo só vocês, I mean it, porque quando cá cheguei nada do basket ou equipa me pareceu igual, porque a cara que comandava não era
a mesma, as caras de quem lutava comigo e por mim, não eram as mesmas, e nem mesmo o espírito  e sabem porque?
Porque fomos únicas. Porque há frases que ficam, e 'juntas estaremos, juntas venceremos' será uma delas.
Obrigada a cada uma de vocês por terem feito a minha infância a melhor que poderia pedir, com dificuldades , não houve um dia que me sentisse menor perto de vocês  e obrigada a ti, mãe, coach e eterna amiga, por me teres transmitido tanto, espero um dia puder transmitir a alguém tudo que tu transmitiste.
'I believe I can fly!'"

Sem comentários:

Enviar um comentário