segunda-feira, 25 de março de 2013

Testemunhos - I

Acabou de chegar o primeiro testemunho prometido. Veio de onde tinha que vir, do exemplo... da capitã de sempre...À equipa não preciso pedir desculpa por esta analogia... pois toda a equipa o sabe... pois toda a equipa o respeita...A minha eterna capitã... Tive várias, mas todas as outras percebem o quanto esta é especial... Há que dizê-lo sem pudores... Uma guerreira incansável...Um reflexo meu dentro do campo... Uma das que privei 10 anos!!! Consecutivos!!!
Levantaste-me tantas taças... Mas deixaste-me levar para sempre a mais importante: a tua amizade e fidelidade incondicional. Por ti tenho o respeito que guardo por muito poucos...


"Desde à bastante tempo que não escrevo sobre um tema que sempre me emocionou, talvez porque não é apenas um tema, talvez porque nunca foi só um tema mas sim um pedaço enorme da minha vida, um pedaço tão grande e entranhado em mim que todas as memórias vivem e aparecem em todos os momentos do meu dia-a-dia.
Desde que lembro de mim como pessoa, é com uma bola de basket na mão, calções a bater nos tornozelos e camisolas que nunca me serviram…a verdade é que foi nesse ambiente que me encontrei, não só em criança mas mais importante, para o futuro. Nunca os olhares ou comentários me rebaixarem por ser mais pequena, mais franzina, mais frágil…pois tive quem me ensinasse que a grandeza vem de dentro, crescemos centímetros quando se trata de alcançar objectivos…
Já não sou mais uma criança, mas tudo aquilo que passei, todos os momentos  fizeram com que a minha pessoa se fosse construindo e ficando cada vez mais vincada, forte e independente. Vivi num ambiente lindo e mágico, onde as minhas colegas eram a minha família, ainda hoje o são, tal como numa família umas longe outras perto mas sempre presentes em mim. Hoje olho para cada uma delas e fico com uma lágrima no canto do olho, todas elas são mulheres, têm objectivos, têm um rumo e isso deixa-me um sorriso enorme.
Gostava de conseguir voltar no tempo e viver tudo, mas ainda assim não mudaria um único ponto, porque foi tudo aquilo que passamos, o bom e o mau, foi cada glória e derrota que me fez encarar a vida sem medo ou receio.
Hoje não sou menos feliz por me ter afastado, por ter perdido alguns momentos…todos os que passei compensam o que poderia vir…hoje mantenho algumas das amizades, trato-as como uma relíquia, porque sei o valor daquelas que sobreviveram aos tormentos das decisões.
Conheci neste longo caminho alguém a quem hoje posso chamar de irmã, alguém com quem me identifico, um dos melhores presentes que a vida nos pode dar, uma amiga para toda a vida.
Sei que ajudei muitas a crescer, sempre tentei dar o melhor de mim, pois sempre quis o melhor para elas…queria olhar para trás e sentir orgulho em cada uma delas. E por isso empenhei e dedico cada gota de suor a elas, porque cada uma da sua forma particular foram a força nos meus músculos, o levantar a cabeça nos momentos difíceis.
Tive também a sorte de ser guiada por uma Mulher, sim com M maiúsculo. Ainda hoje, sempre que toco no nome dela, é sempre a minha treinadora, e a minha mãe…o meu peito incha de orgulho por ter sido presenteada com uma amizade como a dela…aquilo que ela me ensinou não foi basket…aquilo que ela me ensinou aplico hoje, no trabalho, em casa, na vida…
Hoje posso pôr no meu currículo que tenho espírito de equipa, poucos sabem o que isso é, mas eu sei e posso orgulhar-me de ter essa característica. Posso dizer que sim, pertenci a uma grande equipa, feita de grandes Mulheres lutadoras, liderada por uma Mulher guerreira sem comparação.
Um amor que partilhei com pessoas de quem gosto e respeito, deu-me amigos, deu-me família, deu-me tudo aquilo que eu podia pedir…mas mais importante que tudo, deu-me sonhos. Alguns atingidos, outros ainda por atingir…mas uma das maiores lições que aprendi neste mundo é que enquanto acreditarmos, o sonho permanece no nosso caminho.
A minha vida é movida por sonhos, objectivos  e tentar estar com quem me percebe e me faz feliz…de tantas medalhas que tenho, o basket deu-me uma invisível que carrego com orgulho no peito: A Medalha de ouro da amizade."

2 comentários: