quarta-feira, 1 de julho de 2009

A cadeira atrás do banco...

Era uma cadeira branca, de plástico, totalmente sem graça...O tempo tinha passado para ela de uma forma incontornável. Uma das pernas estava ligeiramente quebrada... não se sabia quantas pessoa suportaria ela mais no seu colo, na sua invalidez. Parecia Cansada... Perguntei num tom de submissão, se não havia uma daquelas almofadadas, onde se sentavam os treinadores... Mas essas não eram para mim!Colocada atrás do banco, do imponente banco principal, era quase imperceptível, ofuscada pelo brilho imperial do seu rival, onde se sentavam as estrelas, na verdade, ninguém repararia nela...Por isso a haviam destinado para mim, porque éramos uma simbiose perfeita do que pretendiam. A sua insignificância condizia com a minha condição. Juntas passaríamos o jogo e ninguém repararia em nós.Sinto, sem saber explicar, que não nasci para a plateia, muito menos para a débil cadeira, escondida atrás do banco principal. O meu lugar é no palco! Talvez ainda não esteja preparada para ele, talvez não passe de um sonho de menina, talvez não seja ainda o momento... Mas na humilde cadeira não me sentei!Enganam-se os que pensam que isto me enfraquece.No meu último espectáculo com apresentação nacional, eu estava lá, sentada no banco brilhante, no lugar principal. Os homens das patentes, carregados de divisas, caminhavam na minha direcção, e eu estava lá, no grande banco almofadado, com um brilho estrelar. Passaram por mim, indiferentes, dirigiram-se para o meu lado, para a modesta cadeira onde se sentava o meu adjunto, provavelmente pensando, o que faria aquela miúda no banco almofadado, pois onde havia um homem, o comando nunca poderia ser de uma mulher.Sei que um dia deixarei esta plateia anónima, onde não pertenço, e nesse dia, sei que vestirei uma saia, o símbolo da submissão. Não será um gesto provocatório, mas um grito vencedor!!! A saia subirá ao palco e eu irei dentro dela.Em breve não baterei mais palmas, eu e a saia no banco almofadado agradeceremos a presença de todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário