quarta-feira, 15 de julho de 2009

Cabra adversária

Parei para olhar o meu embrionário blog… “Atrás de um nome”… Quando o criei, pensei em publicar algumas das coisas que rabisco, e dar a conhecer a mulher por trás da treinadora… E olhando para o meu embrionário blog, os meus olhos centraram-se nas duas últimas publicações… Uma declaração de amor lamechas e um poema!!!
Não é que a arrogante treinadora também ama? Como é possível, aquela prepotente ter alguém com quem partilhar amor? Escrever poesia??!! Isso demonstra sensibilidade, nada que aquela presunçosa demonstre…
Pois é caros leitores, principalmente, caros leitores adeptos, a mulher que por vezes insultam da bancada, tem família, amigos e acima de tudo, sentimentos… E por muito que a carreira avance, e a experiência nos impermeabilize ao que ouvimos da bancada, tudo vai para casa connosco. Lembrem-se que no meio de vós, estão familiares e amigos da “ pi…pi…pi…”, a quem muito dói ouvir tais despautérios… Lembrem-se, que por baixo do equipamento do clube, e da imagem implacável da treinadora, se esconde uma mulher! Que ouve, que sente e que muitas vezes sofre com os vossos agravos. A vossa liberdade verbal, não vos dá o direito de entrar nas vidas dos outros… Ela não se volta para a bancada e vos retribui os agravos, pouco elogiosos.
Como treinadora da equipa adversária, a minha função é vencer-vos! Pagam-me para isso! Eu gosto disso! Trabalho para isso! É o meu dever, função e obrigação.
Serei por isso, tudo aquilo o que me insultam?
E se um dia os vossos filhos, maridos, esposas… forem treinadores?! E vocês na bancada, a assistir ao jogo e ouvirem direccionado a eles, o que muitas vezes direccionastes a mim?!
É a perspectiva que tudo muda.
Concentrem-se na magia do apoio à vossa equipa, no incentivo, na beleza do desporto, na sincronia dos movimentos e o auge dos cestos… e deixem a cabra do outro lado fazer o trabalho dela!

5 comentários:

  1. Ola Patrícia!
    Como tudo na vida, temos que ser fortes, pois na mais simples pessoa que cruzamos na rua também ela tem uma vida...
    Deixo-te um poema de Fernando Pessoa que me diz muito! Espero que a ti também!

    “Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
    Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver,
    apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
    Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
    É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
    É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
    Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não".
    É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta...

    Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo."

    Fernando Pessoa

    ResponderEliminar
  2. A beleza do desporto certamente não é o insulto. Todavia, ele faz parte do maravilhoso mundo do desporto onde as emoções, geralmente, nos adeptos, vibram à flor da pele.
    Não sei se algum dia poderemos educar os adeptos, incentivá-los a apoiarem a sua equipa desprovidos do insulto como motivação para o fazer. Não sei se acredito em tal feito, mas devemos pelo menos tentar.
    Afinal, eu ainda sou o filho da p***, mas apenas o sou porque ganhei... ou perdi... ou não joguei como eles (adeptos) queriam... mas recordo aquele jogo em que somos insultados todo o jogo e em cima dos 90' vem a vitória e eles vão para casa felizes...
    É... o mais doloroso disto é muitos deles não perceberem que estamos lá para ganhar por eles, para eles irem para casa felizes! Porque quando ganhamos eles dizem "ganhamos" e, quando perdemos, "oh perderam... não jogam nada".
    É sempre mais fácil partilhar o sucesso Patrícia, mas é com as exclusões que vemos quem nos acompanha e, adepto, para mim, é aquele que nos acompanha, no bom e no menos bom, os outros são "parasitas" como diria alguém que conhecemos.
    Força!

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga!
    Deixo aqui um beijinho e parabéns pelo blog, pois assim podemos saber mais sobre ti e sobre todos os pormenores do desporto.
    Vi mensagens de pessoas a falar dos pais e a cada ano vejo que estes "pais" desejam que os filhos estejam no desporto e que vençam a qualquer custo. O treinador tem, segundo os pais, que educar o "filho", mas muitas das vezes, a educação vem de casa, vem do berço.
    Não podemos baixar a guarda e iremos lutar sempre contra isso, pois se o filho joga é o maior, se não joga, o treinador não sabe nada!!!
    Penso que além de treinadores, estamos a formar homens com H e não filhinhos de papá, pois a hora que precisarmos deles, vão ser os primeiros a se borrar todos e pedir socorro aos "paizitos".

    Mensagens:
    "Conduta de pais, caminho de filhos."
    ( Provérbio )
    "O desporto não formam o caráter. Revela-o."
    ( Heywood Braun )

    ResponderEliminar
  4. Olá Patrícia! Fico feliz por ver aquilo que escreveste... mas atenção, não fico feliz por te insultarem, mas sim por criares nos outros indiferença, por provocares nos outros a inveja de serem como tu. Estou contente por teres chegado onde chegaste, o que já era de prever desde o tempo do secundário, estás mesmo de parabens. O teu percurso mostra que quando queremos conseguimos chegar onde queremos, mesmo com as adversidades da vida. Muitos parabens e continua a lutar, porque sei que vais chegar muito mais longe... O teu percuso ainda está no começo... :)

    ResponderEliminar
  5. Deve ser complicado ser-se tao invejada...
    Uma mulher chegar tao longe como tu!
    Uma mulher liderar algo, algo tao magico e dificil de manter.
    Com a tua força, a tua sabedoria, criaste personalidades, deste-nos sonhos, mostraste-nos que não havia limites, ensinaste-nos o valor do desporto, a importancia de ser alguem na vida.
    É com um sorriso que agora ouvimos esses comentários vindos da bancada adversaria. Cada insulto, so nos fortalece. Em tempos eramos revoltadas com o que diziam de nós, de ti...
    Agora sabemos que tudo isso é inveja, porque fomos sempre as primeiras, aquelas que provaram a todos que podemos ter aquilo que sonhamos, basta lutar por isso...
    Se algum dia essas palavras te voltarem a magoar, pede-nos a nós para te ditar-mos as palavras que sempre nos ensinaste.
    Pede-nos que te guiemos, nós ajudamos-te a perceber.
    Nós sabemos como lidar com tudo isso...
    Porque ter uma Mãe como tu não é sorte nem destino...
    Ter uma Mãe destemida e guerreira como tu é simplesmente um ORGULHO.

    E lembra-te sempre:
    "Eu vou chegar contigo onde só chega quem não tem medo de naufragar..."

    E que se junte a nós quem acredita que os sonhos são possiveis, e que lutar por algo que sempre nos moveu, que se junte a nós quem acha que ser uma equipa é como ter uma familia...

    Nunca esquecerei cada momento...Obrigada!

    ResponderEliminar