domingo, 9 de agosto de 2009

Rituais

1 de Agosto de 2009.
Daqui a rigorosamente um mês, começará a minha época. A força já me invade, os objectivos já me aspergem na cabeça, que gira em volta de esquemas tácticos.
Sinto saudades do som da bola a bater, de caminhar de um lado para o outro do campo, incentivando, corrigindo, muitas vezes bramindo. Sinto saudades do jogo! Sinto essencialmente saudades do jogo… É lá que mais me sinto florescente, vibrante… Amo o treino, mas é no jogo que me sinto viva… Sinto-me uma criança num parque de diversões, deliciada com cada momento, degustando cada passo… A palestra no balneário… O cumprimento dos árbitros, ser chamada à mesa para dar o 5… Tudo é fascinante… E o fascínio é o mesmo todas as semanas… As últimas palavras no banco… O grito… O cumprimento das atletas que vão entrar em campo, e depois uma a uma das que ficam no banco, no fim a minha equipa técnica… São os mesmos rituais todas as semanas, mas não perdem o charme, o significado… Depois começa o inesperado… O árbitro inicia o jogo, e a partir daí…tudo se pode esperar… Sinto-me crescer… Vibrar… Sofrer… Às vezes não me reconheço, porque quando a paixão pelo jogo atinge determinados limites, aparece uma mulher, que eu mesma tenho dificuldades em reconhecer… Como amo todos estes rituais… Como amo estar em campo… os descontos de tempo, as costas viradas ao jogo, os monólogos com o céu ou as paredes, as substituições, os berros para dentro de campo (sim, berros, pois a minha vozinha de mulher, não me ajuda na comunicação para dentro do campo) … Escrevo e sinto um arrepio, como se estivesse agora em campo, sempre de pé, de marcador na mão a gesticular… Hum… As conversas com os árbitros… que saudades das nossas conversas ao longo do jogo… Não são na sua maioria amistosas, não falamos de bons restaurantes… mas eu adoro-as. …
Mas estes rituais começam muito antes, começam ainda em casa…
Gosto de estar sozinha antes dos jogos, gosto de ouvir música…
Em seguida os preparativos, é preciso trajar-me a rigor. Sempre igual. Fato de treino do clube, pólo do clube, cabelo sempre preso.
É aqui que entra a curiosidade de muitos. Várias vezes tenho sido questionada do porquê de ser a única a trajar sempre com fato completo, e o porquê do cabelo sempre preso, imagem de marca de vários anos.
Pois bem, esta é uma explicação, que em nada vem de encontro com a igualdade que tanto venho defendendo. Embora, enorme seja o meu orgulho em ser mulher, é precisamente isso que pretendo disfarçar em campo. Detestaria que alguém no final do jogo, comentasse o modelo das minhas calças, ou o corte do meu cabelo… Ali não sou mulher… Sou treinadora… E os treinadores são como os anjos: não têm sexo.

2 comentários:

  1. Sei de cor cada lugar teu
    atado em mim, a cada lugar meu
    tento entender o rumo que a vida nos faz tomar
    tento esquecer a mágoa
    guardar só o que é bom de guardar

    Pensa em mim protege o que eu te dou
    Eu penso em ti e dou-te o que de melhor eu sou
    sem ter defesas que me façam falhar
    nesse lugar mais dentro
    onde só chega quem não tem medo de naufragar

    Fica em mim que hoje o tempo dói
    como se arrancassem tudo o que já foi
    e até o que virá e até o que eu sonhei
    diz-me que vais guardar e abraçar
    tudo o que eu te dei

    Mesmo que a vida mude os nossos sentidos
    e o mundo nos leve pra longe de nós
    e que um dia o tempo pareça perdido
    e tudo se desfaça num gesto só

    Eu vou guardar cada lugar teu
    ancorado em cada lugar meu
    e hoje apenas isso me faz acreditar
    que eu vou chegar contigo
    onde só chega quem não tem medo de naufragar

    Mesmo que a vida mude os nossos sentidos
    E o mundo nos leve pra longe de nós
    E que um dia o tempo pareça perdido
    E tudo se desfaça num gesto só

    Eu vou guardar cada lugar teu
    Atado em mim, a cada lugar meu
    E hoje apenas isso me faz acreditar
    Que eu vou chegar contigo
    Onde só chega quem não tem medo de naufragar

    Eu prometo....

    Di_7

    ResponderEliminar
  2. Verdadeira paixão (:

    Sente-se em cada palavra escrita *-*

    ResponderEliminar